O que tem no ABACATE e quais são as suas ESPÉCIES?

De

O abacate é um fruto bastante saboroso e rico nutricionalmente.

Muito recomendado pelos nutricionistas pelo seu alto teor de HDL, “gordura boa”, de forma bem simples o HDL é capaz de absorver o colesterol ruim as artérias, levar até o fígado para serem eliminados.

Por ser rico em gordura o alimento é super calórico, deve ser consumido com cautela de acordo com a recomendação necessária à cada paciente.

Além de gorduras boas também tem muitos micronutrientes:

Em porção de 100g de abacate contém:

Proteína 2g
Gorduras 14,66g
Carboidrato 8,53g
Fibra 6,7g
Cálcio 12mg
Potássio 485mg

O abacate é originário do México e atualmente diferenciado em aproximadamente 500 espécies.

AVOCADO é uma espécie vinda dos Estados Unidos a mais comum por lá, por isso a tradução de abacate para o  inglês é Avocado, mas aqui no Brasil este nome designa um tipo do fruto, que tem forma mais escurecida, como podemos ver na figura abaixo juntamente com as demais espécies do fruto cultivadas no Brasil:

Como saber se o fruto está apto para o consumo:

  • Você não terá dificuldade de remover o talo se o abacate for maduro;
  • Se o abacate ainda estiver verde, o talo vai se mostrar bem forte. Caso esteja molinho e saia fácil, estará pronto para comer.

Receitas com abacate

Vitamina de abacate: Leite batido com abacate.

Guacamole: Abacate amassado, tomate, cebola, cheiro verde, suco de limão e sal. (sugestão: comer com torradas)

Maionese de abacate: Abacate, salsinha picada,  mostarda, o suco de limão,  sal, alho sem o miolo. Bata tudo no liquidificador e adicione cerca de ½ xícara de azeite aos poucos até obter uma textura de maionese.

Referências:

Seky – “Abacate ou avocado?”.

Tabela brasileira de composição de alimentos (TACO).

Abacates do Brasil – “Variedades de abacate”.

Paula Lumi – “Maionese de abacate”.

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