Alimentos Integrais

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O Alimento é considerado integral quando constitui de todos seus nutrientes na forma natural, mesmo tendo passado por algum processo industrial.
Normalmente apresenta coloração escura.
Em relação aos grãos, para sere considerado integral deve conter: germe, endosperma e o farelo.

Pão branco vs Pão Integral
Pão branco vs Pão Integral

Alguns alimentos são mais benéficos na sua forma integral, como, arroz, trigo, pães. Pois são compostos por fibras sendo estas muito benéficas para o organismo.
As fibras tem papel fundamental na regulação do transito intestinal, ajudando na motilidade e formação de gel para melhor excreção do bolo fecal.
Toda vez que ingerimos carboidratos é lançada uma quantidade de insulina na corrente sanguínea, para equilibrar os níveis de glicemia do sangue, chamado índice glicêmico (IG), o mais adequado é que não ocorra uma elevação brusca na elevação da glicemia sanguínea, e é ai que as fibras atuam, retardando o esvaziamento do estômago o que evita essa elevação brusca.
O mesmo não ocorre com os alimentos refinados, que não contém fibra, pois são mais facilmente digeridos o que acarreta na elevação do IG rapidamente.
Além de influenciar na absorção do colesterol, impedindo sua total absorção, ajudando a excretar uma parte deste nas fezes.
Com a farinha de trigo integral é possível produzir diversas receitas como, por exemplo:

Infelizmente não existe legislação que regularmente o comércio a produzir pães com um percentual mínimo de grãos integrais para o pão ser considerado “integral”.
Para identificar se o pão é integral, deve-se observar os ingredientes descritos no rótulo, os ingredientes que estão em maior quantidade no produto aparecem primeiro, nesse caso deve aparecer grão integral primeiro (ex: aveia, cevada, centeio, alpiste , sorgo, triticale, painço, milho) ou farinha de trigo integral. Se iniciar por: farinha de trigo enriquecida com ferro e ácido fólico, significa que o ingrediente em maior quantidade é uma farinha refinada.

Em relação ao leite:  o leite  integral é o que contem maior quantidade de gordura, diferenciando do semi desnatado que passa por um processo de retirada de parte da gordura presente normalmente no leite, segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA)  deve conter 2% de gordura na sua composição, e o leite desnatado durante no processo industrial é retirada maioria da gordura, segundo a ANVISA devendo restar no máximo 1%.

Além de gordura (lipídios) o leite desnatado também apresenta quantidades mínimas das vitaminas A e D que são lipossolúveis (solúveis em lipídios). Mas em relação aos minerais não há alteração entre os três tipo de leite citados.

Como é possível visualizar nos rótulos a cima, nem toda gordura foi possível de ser retirada durante o processo industrial.

Para a escolha de determinado alimento deve ser levada em consideração a faixa etária e/ou patologias do paciente, por isso fique atento e não faça restrições sem um acompanhamento nutricional.

Fique atento sempre aos rótulos, pois a industria pode querer manipular o consumidor oferecendo um produto que não seja integral, principalmente em relação aos pães, onde comumente é acrescentado corante na farinha branca.

Se cuide! Procure um nutricionista e veja qual é o plano ideal para você.

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