Diabético pode comer DOCE?

De

Por quê foi criado esse pensamento de que o açúcar faz mal ao diabético?

Porquê o açúcar é carboidrato e estes são a fonte primária de glicose, logo após a sua digestão em alguns minutos, a glicemia eleva, se o organismo da pessoa não atender com insulina ocorre o desequilíbrio e a quantidade de glicose sanguínea fica elevada, que é o caso de diabéticos que precisam de alguma intervenção medicamentosa ou do uso de insulina administrada para manter o controle.

A partir do momento que a pessoa é diagnosticada com diabetes é necessário o controle do que está consumindo para não deixar a glicemia elevada (hiperglicemia) ou baixa (hipoglicemia).

Além do carboidrato uma parte da gordura e proteína que consumimos também geram glicose, depois de um certo tempo no organismo, então precisamos atentar a isso.

Mas isso não quer dizer que estão proibidos de consumir qualquer doce ou carboidrato, até porquê precisamos de energia vinda dos carboidratos para realizar as atividades do dia a dia.

Diabéticos do Tipo 1

Se aplicarem a insulina rápida ou ultra-rápida na quantidade certa, equivalente ao carboidrato, gordura ou proteína que irá consumir e no tempo certo podem consumir qualquer alimento.

A contagem de carboidratos é uma ferramenta fundamental para quem quer ter a glicemia equilibrada e poder consumir uma maior quantidade de alimentos.

Com essa contagem calculamos quanto de alimento a pessoa diabética irá consumir e a partir daí determinamos quanto será a quantidade de insulina a ser administrada para a glicose manter-se equilibrada.

Se for realizado da forma certa, em todas as refeições, não há necessidade da pessoa se privar de consumir algum alimento doce por ser diabético.

Diabéticos do tipo 2

Como não fazem o uso de insulina, não temos certamente o controle da quantidade de insulina que irá atender e nem o tempo de ação, mas trabalhamos com o fato de que o medicamento utilizado para o tratamento é ágil e a insulina do próprio diabético atende essa necessidade.

O recomendado é que consuma sempre alimentos que tenham absorção mais lenta e com isso não gere picos na glicemia e desequilíbrio da glicose sanguínea.

Então por exemplo se quiser muito consumir um docinho que seja logo após uma refeição proteica, pois a proteína já faz o papel de reduzir o índice glicêmico e assim não gera uma elevação grande na glicemia.

Mas não é porquê se PODE, que se DEVE consumir alimentos refinados de forma deliberada!

Já foi comprovado que o consumo de alimentos ricos em açúcar está muito associado ao aumento de peso em forma de gordura e o aumento de gordura é o grande vilão para quem tem o objetivo de equilibrar a glicemia. Pois dificulta muito a ação da insulina tanto no diabetes tipo 1 quanto no diabetes tipo 2.

Um diabético que tem hábitos de vida saudáveis, que tem alimentação equilibrada, sem exageros com alimentos e bebidas alcoólicas, realiza atividades físicas, faz uso dos medicamentos com responsabilidade, esta é comparada a uma pessoa normal quando consome um alimento doce.

Na nutrição não há indicação de uma alimentação especial aos diabéticos, além do controle com insulina ou medicamento, a recomendação é a mesma para pessoas saudáveis.

Espero que tenha ajudado!

Me segue também pelo instagram: @nutri.suellen

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *