Leite, composto lácteo ou fórmula láctea.

De

O LEITE é um produto advindo de produção ANIMAL: por vaca, cabra, ovelha, búfala, humanos e demais animais mamíferos.


Em sua composição:
Sendo que o mais consumido pela população brasileira é o leite de vaca integral.

  • ÁGUA: 87% a 88% ;
  • Lactose é o açúcar do leite: 5%;
  • Vitaminas (A, B2 e B12);
  • Glicerídeos (gorduras): no leite integral mínimo- 3%, semi desnatado entre 0,6 a 2,9% e desnatado- menos de 2,9% de gordura;
  • Proteínas (caseína ,proteína do soro, proteínas das membranas dos glóbulos de gordura, enzimas e fatores de crescimento): 3,5%;
  • Minerais (Cálcio e Fósforo): 0,7% a 0,8%;

 

O leite em pó não é composto lácteo e nem fórmula láctea, este é resultado da desidratação do leite por um processo industrial de aquecimento e evaporação da água contida do leite in natura em que os nutrientes permanecem.

O COMPOSTO LÁCTEO contém 51% de leite, fibras, minerais e vitaminas além do que já consta no leite e foi criado pela industria com objetivo de acrescentar nutrientes ao leite.

Na embalagem do produto deve estar informando o que contém nele, todos os nutrientes que foram acrescentados em ingredientes e tabela de composição nutricional, como forma de marketing em alguns vem descrito o gênero e a faixa etária a qual é indicado de acordo com os nutrientes acrescidos.

NINHO FASES – MARCA: NESTLÉ

Enriquecido com fibras, minerais, vitamina A, vitaminas do complexo B, vitamina C, Vitamina E, Vitamina K.

MILNUTRI/MARCA: DANONE

Enriquecido com vitaminas C, E, D, E, K, Zinco, Cálcio, Ferro.

IDEAL/ MARCA: NESTLÉ

Enriquecido com Cálcio, Maltodextrina (açúcar), Ferro, Vitaminas D, A e C.

 

A FÓRMULA LÁCTEA , formula infantil ou leite artificial é uma fórmula criada para crianças de 0 a 6 meses. Algumas são a base de leite de vaca onde é ajustada a quantidade de gordura, proteína do leite, carboidratos, vitaminas e minerais, açúcar; há ainda fórmulas infantis a base de soja.

Nesta fase da vida as crianças ainda não podem consumir outros alimentos e o leite de vaca é recomendado somente a partir de um ano de idade pois o recém nascido ainda está em fase de desenvolvimento do sistema digestivo.

Portanto o leite materno é o mais recomendado pois tem todos os nutrientes na quantidade necessária até os 6 meses além de ser importante para o bem estar da criança, já tem post aqui falando tudo sobre o aleitamento materno, porém a amamentação pode não ser uma tarefa tão fácil para todas as mães, também há possibilidade da criança ter intolerância à lactose e outros componentes contidos no leite materno, sendo assim a melhor alternativa são as fórmulas que mais se aproximam nutricionalmente do leite materno.

Alguns exemplos:

 

Cada fórmula infantil é destinada para a criança que pode ter restrição a uma substância, como lactose, caseína, etc.

É importante que a escolha seja feita pelo pediatra em conjunto com o nutricionista infantil para juntos determinarem a quantidade a ser ofertada à criança e também para não piorar o quadro de resistência da criança.

Independente da forma, o consumo de leite de vaca é defendido por alguns pesquisadores pois está associado como uma das melhores fontes de cálcio, por outro lado há pesquisas que questionam se o leite da vaca deve ser consumido por humanos alegando que este deve ser alimento dos bezerros, além disso grande parte da população tem dificuldade na digestão da lactose, que é o açúcar presente no leite e como consequência disso sofrem de disfunções no intestino.

No próximo post… “leite vegetal”

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

SOBRE MATERNIDADE – Ana Silva

Site DANONE

Site NESTLÉ

TACO- Tabela de composição nutricional dos alimentos

Site BRASIL BABY CENTER

Site EBC- por Adriana Franzin

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *