Alternativas saudáveis para substituir os achocolatados açucarados
O consumo dos Achocolatados em pó é grande pelos brasileiros. Produzido comercialmente por diversas marcas que estão representadas a seguir.




Muito consumido pelo sabor atrativo do chocolate, por ser um produto acessível e preparo instantâneo.
Os principais consumidores deste produto são crianças de 4 a 10 anos, porém também é bastante consumido entre jovens e adultos até 25 anos, que o consomem preferencialmente no café-da-manhã.
Porque não o Achocolatado?
O Achocolatado é um produto com grande quantidade de açucares com coloração escura e sabor semelhante ao de chocolate.
Na sua apresentação mais simples, o achocolatado contém cerca de 70% de sacarose ou de outros açúcares e cerca de 30% de cacau em pó. (Varnam, Sutherland, 1997)
A sacarose ou glicose que são comumente os ingredientes mais utilizados nestes produtos, são açúcares de muito fácil absorção o que não é interessante ao consumidor, pois produz um índice glicêmico muito grande na corrente sanguínea que não será “queimado” rapidamente e ficará estocado no corpo na forma de gordura corporal acarretando em ganho de peso, aumento dos triglicerídeos, aumentando os níveis de LDL (colesterol ruim) e a diminuição dos níveis de HDL (colesterol bom).
A seguir a tabela de composição nutricional do achocolatado mais consumido pelos brasileiros na sua versão normal, na tabela da esquerda e em sua versão light, na tabela da direita.

A versão light do mesmo achocolatado mais popular no país, acima descrito que a marca propõe a diminuição de calorias.
De acordo com a tabela nutricional o produto apresenta menos calorias na sua forma light, porém a quantidade apresentada na segunda tabela (9 gramas – menos de 1 colher de sopa) pelo fabricante é a metade da quantidade da primeira (20 gramas-2 colheres de sopa).
Em entrevistas realizadas em consultórios de nutrição, os consumidores relataram que não há diminuição da quantidade de produto quando prepara na sua forma light. Permanecendo assim o consumo de 2 colheres de sopa tanto para o produto normal como o light. Eles alegam que diminuir a quantidade deixa a preparação “mais fraca” e sem sabor.
Com isso é possível observar que para a preparação do produto na forma light resultaria praticamente na mesma quantidade em calorias da versão normal. Esteja sempre de olho nos rótulos dos alimentos pois essa estratégia é comum.
A quantidade de Fibras apresentada é muito pequena, o que não contribui para que a absorção do produto seja mais lenta.
Outro fator que também é bastante atrativo ao consumidor são os minerais que estão contidos no produto, no caso Cálcio e Ferro, porém a quantidade por porção é muito pequena o que representa apenas 15% das recomendações diárias destes minerais recomendadas à uma dieta de 2000 kcal. Esses minerais são encontrados em abundancia no leite, em carnes e vegetais.
Na lista dos ingredientes dos produtos da mesma marca:


É possível observar que o ingrediente que vem primeiro nas duas figuras é o açúcar, o que quer dizer que ele é o que tem em maior quantidade nos dois produtos, não descreve se na forma de glicose ou sacarose, mas como já foi descrito o consumo deste produto não é interessante à saúde.
Em busca de resolver o problema do excesso de açúcar e tendo em vista que o público tem se preocupado mais com essa questão de evitar o consumo de sacarose, algumas marcas com foco em produtos naturais produziram alternativas ao consumidor de achocolatados, sem açúcar e com adoçantes artificiais.
Eles são boas alternativas, dependendo do tipo de adoçante que está sendo utilizado no lugar do açúcar.




Segue abaixo outras alternativas para acrescentar ao leite no lugar dos achocolatados açucarados
Frutas
São fonte de vitaminas, minerais, e fibras facilmente encontrada em feiras, supermercados ou até no próprio quintal, a quantidade recomendada para obter as recomendações diárias de vitaminas é de 3 a 5 porções de frutas ao dia.
Acrescentadas ao leite e ligeiramente batidas pelo liquidificador ou mixer já está pronta uma vitamina super nutritiva e sem necessidade de adição de açúcares.
Para tornar a vitamina ainda mais nutritiva também é interessante acrescentar aveia, chia ou sementes de linhaça.
Canela

Auxilia a digestão, melhorando a absorção dos alimentos e evitando flatulência. Nas infecções respiratórias auxilia pois propriedades antimicrobianas. Estimulante da circulação (efeito termogênico), a canela alivia sintomas do frio e resfriados. Pode aumentar a libido e o estado de disposição no caso de fadiga devido suas propriedades tônicas. Alguns estudos comprovam que tem até efeito de promover melhor absorção sobre o hormônio Insulina.
Café

Seu principal componente é a cafeína e em quantidade moderada, até 400mg/dia , que serve como estimulante da circulação que lhe confere efeito termogênico, potencializa o estado de alerta e tensão, por isso não é recomendado o seu consumo próximo ao horário de dormir e nem pra quem sofre de transtornos de ansiedade e pressão arterial elevada. Exceto para estes o café continua sendo um bom substituto do achocolatado açucarado, principalmente no período matutino para “acordar” o corpo.
Cacau
É um alimento rico em vitaminas (como vitamina C e vitamina E) e minerais (como cálcio, fósforo, ferro, potássio e sódio), além de conter boas quantidades de fibras. Contém flavonóides ( prebiótico, antioxidante) auxilia no funcionamento do intestino e previne o envelhecimento precoce. Também têm triptofano que produz serotonina e fenilalanina (neurotransmissores responsável pelo bem estar e humor)
Cacau em barra

Esta é a forma primária do chocolate. Vendido em feiras ou em lojas de produtos naturais em forma de barra ou ralado pronto para acrescentar em preparações.
Cacau em pó
Existem muitas marcas disponíveis no mercado e para consumir é só acrescentar na preparação.

Estes produtos não apresentam sabor doce e se o consumidor achar necessário é recomendado o uso com moderação de adoçantes naturais de Stevia ou Xylitol. Clique aqui e veja o post completo sobre adoçantes.
Parabéns!!! Excelente matéria!!! muito esclarecedora informação. Obrigada
ótima matéria
Obrigada Natasha!
Eu utilizo o chocolate do padre, aquele da Nestlé. Ele tem açúcar também mas é bem menos do que Nescau e Toddy.
Amei seu site e Adorei suas dicas. vao me ajudar muito
Olá Luana, que bom que gostou e pude ajudar vc!!
Também sou diabética e isso me motiva a criar mais conteúdos assim.
=)
Parabéns por mais este post, bem informativo!
Gostei da matéria muito esclarecedora
Conheci o Chocobon da BodyFarma e não troco por nada. Além de não ter o açúcar, tem vitaminas e minerais quelatos que são melhor absorvidos. Minha filha esta mais saudável, crescendo e adora o gostinho que já treina o paladar para alternativas menos doces.
Maria onde você compra?
Amei a matéria do começo ao fim!