<- voltar

Alternativas saudáveis para substituir os achocolatados açucarados

Suellen Rodrigues
Suellen Rodrigues
@nutri.suellen

O consumo dos Achocolatados em pó é grande pelos brasileiros. Produzido comercialmente por diversas marcas que estão representadas a seguir.

[imagens de 4 tipos de achocolatados]

Muito consumido pelo sabor atrativo do chocolate, por ser um produto acessível e preparo instantâneo.

Os principais consumidores deste produto são crianças de 4 a 10 anos, porém também é bastante consumido entre jovens e adultos até 25 anos, que o consomem preferencialmente no café-da-manhã.

Porque não o Achocolatado?

O Achocolatado é um produto com grande quantidade de açucares com coloração escura e sabor semelhante ao de chocolate.

Na sua apresentação mais simples, o achocolatado contém cerca de 70% de sacarose ou de outros açúcares e cerca de 30% de cacau em pó. (Varnam, Sutherland, 1997)

A sacarose ou glicose que são comumente os ingredientes mais utilizados nestes produtos, são açúcares de muito fácil absorção o que não é interessante ao consumidor, pois produz um índice glicêmico muito grande na corrente sanguínea que não será “queimado” rapidamente e ficará estocado no corpo na forma de gordura corporal acarretando em ganho de peso, aumento dos triglicerídeos, aumentando os níveis de LDL (colesterol ruim) e a diminuição dos níveis de HDL (colesterol bom).

A seguir a tabela de composição nutricional do achocolatado mais consumido pelos brasileiros na sua versão normal, na tabela da esquerda e em sua versão light, na tabela da direita.

[tabela nescau normal nescau light]

A versão light do mesmo achocolatado mais popular no país, acima descrito que a marca propõe a diminuição de calorias.

De acordo com a tabela nutricional o produto apresenta menos calorias na sua forma light, porém a quantidade apresentada na segunda tabela (9 gramas – menos de 1 colher de sopa) pelo fabricante é a metade da quantidade da primeira (20 gramas-2 colheres de sopa).

Em entrevistas realizadas em consultórios de nutrição, os consumidores relataram que não há diminuição da quantidade de produto quando prepara na sua forma light. Permanecendo assim o consumo de 2 colheres de sopa tanto para o produto normal como o light. Eles alegam que diminuir a quantidade deixa a preparação “mais fraca” e sem sabor.

Com isso é possível observar que para a preparação do produto na forma light resultaria praticamente na mesma quantidade em calorias da versão normal. Esteja sempre de olho nos rótulos dos alimentos pois essa estratégia é comum.

A quantidade de Fibras apresentada é muito pequena, o que não contribui para que a absorção do produto seja mais lenta.

Outro fator que também é bastante atrativo ao consumidor são os minerais que estão contidos no produto, no caso Cálcio e Ferro, porém a quantidade por porção é muito pequena o que representa apenas 15% das recomendações diárias destes minerais recomendadas à uma dieta de 2000 kcal. Esses minerais são encontrados em abundancia no leite, em carnes e vegetais.

Na lista dos ingredientes dos produtos da mesma marca:

[lista de ingredientes do nescau normal e do light]

É possível observar que o ingrediente que vem primeiro nas duas figuras é o açúcar, o que quer dizer que ele é o que tem em maior quantidade nos dois produtos, não descreve se na forma de glicose ou sacarose, mas como já foi descrito o consumo deste produto não é interessante à saúde.

Em busca de resolver o problema do excesso de açúcar e tendo em vista que o público tem se preocupado mais com essa questão de evitar o consumo de sacarose, algumas marcas com foco em produtos naturais produziram alternativas ao consumidor de achocolatados, sem açúcar e com adoçantes artificiais.

Eles são boas alternativas, dependendo do tipo de adoçante que está sendo utilizado no lugar do açúcar.

[4 tipos de achocolatados com açucar diferente]

Segue abaixo outras alternativas para acrescentar ao leite no lugar dos achocolatados açucarados

Frutas

[imagens de 4 frutas]

São fonte de vitaminas, minerais, e fibras facilmente encontrada em feiras, supermercados ou até no próprio quintal, a quantidade recomendada para obter as recomendações diárias de vitaminas é de 3 a 5 porções de frutas ao dia. Acrescentadas ao leite e ligeiramente batidas pelo liquidificador ou mixer já está pronta uma vitamina super nutritiva e sem necessidade de adição de açúcares.

Para tornar a vitamina ainda mais nutritiva também é interessante acrescentar aveia, chia ou sementes de linhaça.

Canela

[imagem de canela em pó leite]

Auxilia a digestão, melhorando a absorção dos alimentos e evitando flatulência. Nas infecções respiratórias auxilia pois propriedades antimicrobianas.

Estimulante da circulação (efeito termogênico), a canela alivia sintomas do frio e resfriados.

Pode aumentar a libido e o estado de disposição no caso de fadiga devido suas propriedades tônicas. Alguns estudos comprovam que tem até efeito de promover melhor absorção sobre o hormônio Insulina.

Café

[imagem do café no leite]

Seu principal componente é a cafeína e em quantidade moderada, até 400mg/dia , que serve como estimulante da circulação que lhe confere efeito termogênico, potencializa o estado de alerta e tensão, por isso não é recomendado o seu consumo próximo ao horário de dormir e nem pra quem sofre de transtornos de ansiedade e pressão arterial elevada.

Exceto para estes o café continua sendo um bom substituto do achocolatado açucarado, principalmente no período matutino para “acordar” o corpo.

Cacau

É um alimento rico em vitaminas (como vitamina C e vitamina E) e minerais (como cálcio, fósforo, ferro, potássio e sódio), além de conter boas quantidades de fibras. Contém flavonóides ( prebiótico, antioxidante) auxilia no funcionamento do intestino e previne o envelhecimento precoce. Também têm triptofano que produz serotonina e fenilalanina (neurotransmissores responsável pelo bem estar e humor).

[imagem cacáu em barra]

Esta é a forma primária do chocolate. Vendido em feiras ou em lojas de produtos naturais em forma de barra ou ralado pronto para acrescentar em preparações.

Existem muitas marcas disponíveis no mercado e para consumir é só acrescentar na preparação.

[imagem cacau em pó]

Estes produtos não apresentam sabor doce e se o consumidor achar necessário é recomendado o uso com moderação de adoçantes naturais de Stevia ou Xylitol. Clique aqui e veja o post completo sobre adoçantes.

 
Referências: 
Análise do mercado consumidor brasileiro de achocolatados baseado em pesquisa de campo e estratégias de Marketing (Bruna Fontes, Francisco Ladeiras, Mariana Ramalho, Thaísa Sant’Anna). Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ); 
Achocolatados: análise química (Mércia de Freitas Eduardo, Suzana Caetano da Silva Lannes). Departamento de Tecnologia Bioquímico-Farmacêutica, Faculdade de Ciências Farmacêuticas, Universidade de São Paulo; 
Imagens retiradas dos sites dos próprios fabricantes.