<- voltar

Como saber se o alimento tem sódio em excesso?

Suellen Rodrigues
Suellen Rodrigues
@nutri.suellen

Sempre escuto as pessoas falando: “Isso tem muito sódio” sem realmente saber. Isso acontece bastante com produtos industrializados.

Mas como saber quando realmente um alimento tem excesso de Sódio?

Para saber se o alimento ou produto alimentício é considerado que tem Sódio em excesso é bem simples, basta verificar se a cada 100 gramas do alimento tem 400mg ou mais de sódio.

Alguns exemplos:

[imagem da tabela nutricional de um alimento com pouco sódio]

Conforme podemos ver na tabela nutricional, este alimento para cada 15g, possui 6,4mg de sódio. Fazendo a regra de 3 podemos calcular que em 100g possui 42,66mg de sódio, logo ele não é um alimento com sódio em excesso!

[imagem da tabela nutricional de miojo]

Esta tabela nutricional é de um Macarrão Lámem, nele podemos ver que em 74g (quantidade de uma embalagem tradicional do produto) tem 1286mg de sódio. Portanto considerando um alimento com excesso de sódio.

[imagem da tabela nutricional de outro produto]

Em 100g deste produto tem 1787,83mg de Sódio.

Já aproveitando para fazer o alerta sobre este produto, algumas pessoas pensam que o sódio deste está apenas no conteúdo do tempero, mas não. O macarrão também é considerado um produto com sódio em excesso.

[imagem da tabela nutricional de outro produto]

Neste alimento a porção de 80g recomendada para o consumo contém 56mg de sódio. Logo em 100 gramas do produto têm 70mg de sódio. Então este produto não contém quantidade excessiva de Sódio. Simples não é!

[imagem da tabela nutricional de bolacha]

Nesta bolacha para cada 30g: 61mg são de sódio. Fazendo a regra de 3 podemos calcular que em 100g: 203,33mg são de sódio. Logo ele não é um alimento com sódio em excesso!

Mas atenção, alguns produtos como vimos aqui não tem quantidade excessiva de sódio se forem consumidos apenas a quantidade da porção indicada na embalagem, porém se o consumo for maior, o produto pode ofertar maior quantidade do que o recomendado ao consumidor.

Por exemplo... Se consumir 3 unidades da bolacha como acabamos de ver a quantidade de sódio consumida será 203mg, mas se consumir 6 unidades a quantidade de sódio será 400mg.

A quantidade de sódio total recomendada para o consumo em um dia é de até 2000mg.

Este mineral está contido em muitos alimentos, não apenas nos salgados, como também podemos citar como exemplo a bolacha recheada que é um alimento doce, uma vez que o sódio é muito utilizado na indústria como estabilizante.

Fiz um post no INSTAGRAM sobre esse tema, em forma de vídeo. Me segue por lá também! 😉

[video sobre sódio instagram]

Se você não consegue fazer os cálculos de cabeça e para não precisar de papel quando for ao mercado, alguns aplicativos podem ajudar:

  • App Regra de três (Android)
  • App Compare (IOS)

Espero que tenha ajudado a tirar essa dúvida!!