<- voltar

Tipos de vegetarianismo: lactovegetariano, ovovegetariano, ovolactovegetariano e vegetariano estrito

Suellen Rodrigues
Suellen Rodrigues
@nutri.suellen

Conhecido por ser uma forma de alimentar-se baseada em fontes vegetais.

Vegetarianos não consomem carnes, mas podem ou não consumir produtos de origem animal.

Por isso são divididos em subcategorias, que estão descritas abaixo:

[imagem dieta vegetariana estrito]

Vegetariano Estrito: Não consome nenhum tipo de carne, ovos, mel, laticínios e produtos que incluam derivados de animais entre os ingredientes, como gelatina, albumina, proteínas do leite, alguns corantes e espessantes.

[imagem dieta lactovegetariana]

Lactovegetariano: Não consome nenhum tipo de carne nem ovos, mas utiliza laticínios.

[imagem dieta ovovegetariana]

Ovovegetariano: Não consome nenhum tipo de carne nem laticínios, mas utiliza ovos.

[imagem dieta ovolacto]

Ovolactovegetariano: Não consome nenhum tipo de carne, mas utiliza ovos e laticínios.

De acordo com o alimento que você deixa de comer, se ele for uma das principais fonte de algum nutriente deverá ser substituído por outro, para evitar carência.

Como os alimentos de origem animal são as principais fontes de Proteína, Ferro, Cálcio, Zinco e únicos fonte de Vitamina B12.

Aos que estão pretendendo tornar vegetarianos a preocupação inicial é o consumo necessário de proteínas, mas se a pessoa supre sua necessidade calórica com alimentos baseados em cereais e leguminosas a cota proteica com os aminoácidos essenciais (são aqueles que não conseguimos produzir e devem ser obtidos pela alimentação) é atingida automaticamente.

[imagem leguliminosas]

Muitos vegetarianos costumam utilizar os queijos e ovos como principal fonte de proteína, porém estes não são os melhores substitutos proteicos da carne. As leguminosas (feijão, lentilha, soja, grão de bico, ervilha) são as mais indicadas.

Os alimentos ricos em ferro são importantes em todas as fases da vida e devem ser consumidos com frequência, especialmente por mulheres, gestantes, bebês e idosos, pois estes grupos possuem uma necessidade maior de ferro no organismo.

Estratégias devem ser adotadas para melhor absorção de alguns nutrientes, como o Ferro e Cálcio dos vegetais.

[imagem alimentos rico em ferro]

Alguns dos vegetais e frutas fonte de Ferro são: ameixa seca, brócolis, couve, damasco, ervilhas, germe de trigo, beterraba crua, feijão preto, lentilha cozida, agrião, grão de bico, feijão branco muído, pão de cevada, semente de abóbora, figo seco.

Para sua melhor absorção é recomendado associar fontes de vitamina C, como, frutas cítricas após as refeições que consumir vegetaiss fonte de Ferro. E evitar o consumo de fontes de Cálcio, como, leite, iogurte, queijo logo após a ingestão de vegetais fonte de Ferro.

[imagem alimento rico em calcio]

Em relação ao Cálcio, suas principais fontes são: tofu (queijo a base de soja), brócolis, soja, semente de gergelim, sardinha, linhaça grão de bico e aveia.

Durante as refeições ricas em cálcio, evite alimentos com alto teor de oxalato (espinafre, folhas de beterraba, acelga, cacau), pois este reduz a absorção do Cálcio dos alimentos.

Procure um nutricionista para saber qual a sua necessidade de nutrientes, como fazer a correta substituição, se há necessidade de suplementação e mais estratégias!

Referências: 
Cartilha da Sociedade Vegetariana Brasileira